Avançar para o conteúdo principal

Avé!


 
Aconteceu! Depois da associação de estudantes eis que o nosso Dux e os seus muchachos da comissão de praxe proíbem uma pessoa de pertencer à comissão de praxe e à tuna em simultâneo.



E foi graças a essa medida que perdemos o nosso Panike. Aziado!? Sim estou! Até curtia o moço tinha um óptimo potencial. Mas de certeza que não devo andar a cuspir tão verde como aqueles que por várias vezes tentaram academizar a tuna e não conseguiram! Tão verde tão verde que como medida retaliadora ao bom estilo de quem está ressabiado criaram esta nova regra.

Obviamente que até adivinho de onde veio a ideia... Admirado? Não! De quem sempre teve ideais de lixar aqueles da sua instituição que não se juntassem ao seu rebanho, ao bom estilo de um regime de Estalinista e dos seus gulags é algo que não me causa muito espanto.

Admirado estou com alguns elementos que pertencem, ou pertenceram à tuna e estão no Conselho de Veteranos (CV). CV esse que teoricamente, e corrijam-me se estou enganado que não percebo nada de regras de organizações fantasma, deveria ter mão nas atividades duma certa pessoa. Assim só posso concluir que ao deixarem passar esta nova regra ou cospem no prato de onde comeram ou então pelos vistos no CV também se come e cala-se. 

Perderam a moral para chamar outros de incoerentes...

Comentários

Anónimo disse…
Aziado?
Por uma escolha que só a ele diz respeito?
Não me parece de todo justo para com o resto dos elementos, pois bem antes de tal escolha, a Tuna TS era "tudo" para essa pessoa, só gente fixe, amigalhaços e coisas que tais. Inclusivamente ser praxado sob o "slogan"- "A Tuna é UM só" e "A Tuna é um grupo de AMIGOS".
Na hora de dizer Adeus não teve qualquer problema quando poderia optar pela via que alguns de nós optou por entrar na Tuna e continuar a praxar do que se privar desse Grupo de Amigos que tanto dizia bem.
Atentamente "O Renegado"
Anónimo disse…
Eu sou da opinião, era que não pertenciam a mais m***a nenhuma... Só mesmo á comissão, nem ás aulas precisavam de ir, a Escola era obrigada a dar o diploma no final. Não percebo é como é possivel numa altura como estas, ainda haver pessoas que são proibidas de poder fazer o que querem porque certas pessoas que deviam era tar em casa ao pé da familia (em vez de andar a brincar aos estudantes)assim o decidem... Se isto não é uma ditadura digam o que será.
Só tenho pena é de estudantes que entram na faculdade e poderiam ainda aproveitar tudo o que a vida académica lhes poderá dar, vão ser formatados nas ideologias de pessoas que nem respeito merecem...porque nem a liberdade dos outros respeitam.
Anónimo disse…
As pessoas continuam a conformar-se e não manifestam a sua opinião. Por mais tentativas de mudança, há sempre os lambe-botas que estragam tudo! Parece que gostam que assim seja... Ou então não têm ponta de personalidade. O "orgulho" cinzento e amarelo à muito que se perdeu...
Kit de Caloiro disse…
Pessoal vamos acalmar e fazer as pazes. Eu pago uma jantarada a todos
Anónimo disse…
O Orgulho Cinzento e Amarelo não se perdeu, não senhor! Pode ser que um dia gente de outros tempos, que por acaso lançaram algumas sementes do que são as tradições académicas na escola, se revelem e ponham os pontos no i's... Afinal de contas já se fizeram trupes por menos!
Eduardo disse…
http://manifestvm-tvnae.blogspot.pt/

Se concordarem, assinem.

Abraço e força!

Eduardo
Anónimo disse…
Deixem-me ver se percebi.
Basicamente, é um gang do saloon mas na praxe e que funciona de forma inversa. Neste é um elemento a minar os outros ao contrario do gang do saloon que são varias pessoas a minar uma!
Luís Santos disse…
Deixo a correcção para que não continue enganado e para que não viva na ignorância relativamente à cultura das organizações no âmbito da Praxe.
O Conselho de veteranos é o orgão máximo da Praxe de cada Casa da Academia do Porto, e que no caso da ESTSP é contituído pelo que sei por oito ou mais elementos. Cada decisão é tomada em conjunto e cada elemento pensa por si.

A não identificação do autor poderá ser ela considerada um obstáculo a qualquer avaliação acerca do seu percurso académico pois na base de toda esta "azia" poderá estar o facto de nunca ter conseguido entrar e fazer parte da comissão de Praxe.

É de lamentar "apregoarem" a igualdade e democracia quando nem os comentários de toda gente são permitidos. A moderação de comentários activada é por si um entrave à liberdade de pensamento e expressão.

Deixo esta mensagem, na certeza de que retaliador é o post publicado do dia 9 de Outubro, sendo públicas as tentativas efetuadas pela Tuna para ser académica e até agora nunca conseguiram, é de referir que neste momento até elementos da própria tuna perdem para a comissão de praxe.

Assim, e com a convicção de que este este comentário não será publicado mas pelo menos contribui para o seu melhor e maior esclarecimento, saiba que "...A censura é o imposto da inveja sobre o mérito..."(Laurence Sterne)

Luís Santos (Ex aluno da ESTSP)

Um dia também já quis pertencer à Tuna!!
A Alcoviteira disse…
Caro Luís.
Antes de mais parabéns pelo comentário, foi feito com argumentação e assim podemos ter uma discussão salutar sobre isso...

"Deixo a correcção para que não continue enganado e para que não viva na ignorância relativamente à cultura das organizações no âmbito da Praxe.
O Conselho de veteranos é o orgão máximo da Praxe de cada Casa da Academia do Porto, e que no caso da ESTSP é contituído pelo que sei por oito ou mais elementos. Cada decisão é tomada em conjunto e cada elemento pensa por si.

Obrigado pelo esclarecimento, no entanto não aprendi nada de novo e quando me falo a organizações fantasma, falo de organizações que nao têm nenhuma validade legal, não existem numa conservatória e cujos estatutos (se existirem) mudam ao sabor do vento. Assim perante a volatilidade do pensamento dessas cabeças posso não ter capacidade de acompanhar essas "actualizações". Por isso considero-me ignorante.


"A não identificação do autor poderá ser ela considerada um obstáculo a qualquer avaliação acerca do seu percurso académico pois na base de toda esta "azia" poderá estar o facto de nunca ter conseguido entrar e fazer parte da comissão de Praxe".

A não identificação do autor é por estilo, e com a 2ª parte do teu comentário de certeza que sabes quem sou. Mas para as coisas ficarem bem esclarecidas convém não dizer meias verdades. Sim tentei em 2001 entrar para a CP, mas não me lembro de ninguém me dizer que eu não podia lá ficar.
Ao fim de uma semana de experiência eu próprio já estava arrependido dela, não por gostar ou não gostar das pessoas mas não é o meu estilo de praxe nem nunca foi. Digamos que foi um desinteresse de parte a parte. A minha inimizade com a CP começou em Abril de 2009 em Águeda por o senhor Dux nos ter tratado de uma forma bastante arrogante, algo que os próprios membros do CV reconhecem.


"É de lamentar "apregoarem" a igualdade e democracia quando nem os comentários de toda gente são permitidos. A moderação de comentários activada é por si um entrave à liberdade de pensamento e expressão".

Toda a gente sabe que a moderação é importante num blog senão o baixo nível pode imperar. Uma coisa é moderação que é o que fazemos outra é proibição com vocês fazem com o Panike, mas podes sempre explicar pq neste blog tb existia moderação. Quem tem telhados de vidro...

http://praxe-estsp.blogspot.pt/


"sendo públicas as tentativas efetuadas pela Tuna para ser académica e até agora nunca conseguiram"

Outra meia verdade... a pedido de quem??? Não foi o CV a fazer operações de charme, não foi o próprio veteranorum a mostrar esse interesse?? Não foi o CV que até jantares pagou como operação de charme???
Agora desculpa lá mas aqui na tuna o pensamento divergente existe e quando uma ideia é apresentada pode ser rejeitada, mas olha que o ano passado pensei mesmo que a tuna se ia academizar não fosse terem ficado tão melindrados no MTB,por não aceitarem uma brincadeira. Só mostrou que se acham umas vacas sagradas e sendo assim desculpa mas não temos espírito de subserviente.


"é de referir que neste momento até elementos da própria tuna perdem para a comissão de praxe".


Parabéns!!!



"Assim, e com a convicção de que este este comentário não será publicado mas pelo menos contribui para o seu melhor e maior esclarecimento, saiba que "...A censura é o imposto da inveja sobre o mérito..."(Laurence Sterne)"

Afinal...
mas sinceramente gostei de ter uma resposta à altura

Deixo-te uma frase de Dali já agora:

É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida.



"Luís Santos (Ex aluno da ESTSP)

Um dia também já quis pertencer à Tuna!!"

Be my guest

Um abraço...
pergunta ao CV quem eu sou que eles sabem :)
Espião disse…
Pior que isto é que já se começa a ouvir que esta a decorrer um recrutamento secreto para uma nova tuna académica na ESTSP!

Separatismos na barraca da queima agora uma tuna só para eles.

E fazer também uma praxe só para os não académicos?

Mensagens populares deste blogue

Ementa Regional com alma portuguesa Sábado - 8 Novembro

Entrada: Azeitonas de Braga Firmes, carnudas e mergulhadas em azeite, alho e orégãos, as azeitonas de Braga são um hino à simplicidade. O sabor salgado e o perfume do azeite abrem o apetite e anunciam uma refeição genuinamente portuguesa. Servidas num prato azul bebé, são um excelente aperitivo para o repasto.  Prato Principal: Ensopado de Borrego à Moda da Guarda Fumegante e robusto, o ensopado traz carne tenra e molho espesso de pão e vinho. Cada colher é conforto beirão puro — rústico, intenso e cheio de alma serrana. A carne tenra faz salivar mesmo os mais céticos.  Sobremesa: Torta de Viana Doce e delicada, a torta de Viana é puro encanto: húmida, dourada e levemente cítrica, derrete-se na boca como um sussurro de mar e açúcar. Come-se de uma só colherada.  A companhamento: Vinho do Porto Colheita 1995 Com notas de frutos secos e caramelo, o Porto de 1995 encerra o percurso com elegância e calor, ligando as três regiões num brinde à tradição. À nossa! 🍷 🍴Gastró...

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL

... da Madame Amour "Querida Madame, Escrevo-lhe em jeito de desabafo, para lhe falar de uma situação que me preocupa neste inicio de ano lectivo. No ano passado fui caloiro e fui violentado por algumas doutoras, à vez, que me convidavam para as suas casas, e após um jantar romântico, me conduziam para os deleites do seu ninho. A minha pergunta é,  como não tenho casa própria, o que me sugere quanto a esta situação para este ano? Pensei em convidar umas caloiras para tirarmos umas selfies e criarmos uns posts..."  (anónimo, 19 anos) A situação que me coloca é por demais pertinente,  uma vez que quer dar uso ao seu material...informático e não tem um local reservado para levantar a sua antena de wifi. Vou-lhe dar duas soluções,  a primeira é montar uma pequena tenda iglo em frente ao parque de estacionamento da ESTSP,  podendo durante os intervalos das aulas dar uso ...

A sério que me incomodaram para isto?!?

Já estamos em 2025... Txiiiiiii! Não sei porquê o despertador só tocou agora, ou melhor, já me vieram incomodar com estas coisas das Tunas! Parece que dia 15 de Novembro se vão juntar de novo, mas não conheço nenhum! Ou melhor andam por lá uns 3 ou 4 dos antigos que não devem ter mais nada para fazer, nem uma mulher como a minha que me dá umas lapadas se sair de casa! Agora para mandar umas bocas às miúdas, só quando elas tiram as roupas para os exames lá no hospital.  Mas já me vieram contar que a juventude tomou conta daquilo e estão a ir muito bem! Pelo menos devem ter-se livrado do cheiro a mofo de alguns! Agora não, eles são mais lavadinhos e atinados. Mas continuam a faturar menos que o A****a com 60 anos! Vá, vou meter combustível no maçarico, porque de certeza que dia 15 vai haver muito para incendiar! Tenham cuidado que eu vou estar atento! Incendiário