Avançar para o conteúdo principal

Ayrton Pautas da Silva (1986-2011)

A temporada de Formula 1 não tinha começado bem para Ayrton Pautas e para a sua equipa, a Williams. O novo carro parecia endiabrado nas mãos do tricampeão, e rodava facilmente sobre si próprio, de tal modo que nessa fatídica temporada, Pautas ainda não tinha terminado nenhuma prova. Ele e a sua equipa apontaram o inicio da temporada “a sério” para o GP de Santo Antonino, no autódromo Migas e Américo Ferrari, em Imocá.

Nos treinos Ayrton colocava-se na sua posição habitual, a Pole Position. A equipa da Williams estava toda ela empolgada, parecia que o nosso campeão ia voltar aos pódios, desta vez tinha que dar e nada poderia correr mal. Mas o fim-de-semana estava ensombrado por uma perda, Lobo Ratsenberguer havia perdido a vida em pista nos treinos de sábado, e essa sombra pairava sobre toda a gente naquele dia. Ayrton sentia-se sozinho desde que os seus dois rivais mais próximos se haviam retirado, Alain Cristh e Nigel Bessel, restava-lhe agora um alemão atrevido de seu nome Egael Shumacher, e ele teria de aprender a derrotar este e a vencer sem os outros dois.

Então Ayrton entra no seu carro… A expressão é de uma melancolia medonha, ninguém reconhece esta expressão no nosso tricampeão, no auto-entitulado: A Lenda. E a verdade é que para esta lenda viva, se tornar de facto uma lenda, só lhe restava, neste dia frio de Dezembro uma coisa: Morrer em pista.

Ayrton levaria consigo, no seu cockpit uma bandeira da Áustria, para em caso de vitória a enverdar na volta de consagração, em vez da habitual bandeira do Brazil, em homenagem ao falecido Lobo Ratsenberguer.

O GP começa, Ayrton Pautas da Silva lidera com larga vantagem para o segundo classificado. É então que o finlandês Piki Raykonem, que ocupava a 4ª posição, sai de pista, afirma que tem que ir estudar para um exame, ao sair suja toda a pista com óleo que lhe escorre do cabelo e aí entra o safety-car, este fica três voltas em pista e eis que abandona e a corrida retoma o seu ritmo normal.

Ayrton segue lançado rumo à vitória, acelera na reta da meta e ultrapassa a mítica barreira doa 300 Km por hora (como alguém um dia o fez com as gajas), e entra na mítica curva Tamburelo. O seu motor Renault está ao rubro, mas eis que subitamente o seu carro perde o sentido e vai-se despenhar contra a barreira de betão. Galvão Buéno, que narrava a corrida em directo apenas diz: “Pautas bate forte”.

O que se passou depois faz parte da história… Ao bater no muro de betão, onde um par de pantufas atigresadas estavam pousadas Ayrton perde a vida, com a ironia de uma dessas pantufas lhe ir bater no capacete amarelo que tantas alegrias nos deu, esse momento histórico havia de ficar registado em fotografia para a posteridade.

A Formula 1 ficou em choque, havia perdido o seu maior e mais carismático piloto, de uma maneira que ninguém entendia. No Brasil, sua terra Natal, foi declarado luto Nacional durante 3 dias.

Calcula-se que no funeral do nosso herói tenham estado presentes mais de 1 milhão de pessoas. Alain Cristh e Massas Fitipaldi, amigos e ex-colegas do piloto estavam entre os que carregariam o nosso campeão até a sua última morada.

Na sua lápide ficou escrito o seguinte epitáfio: “Nada pode me separar do amor da Tuna TS”.

Fica com Deus Ayrton.



Até 6ª

O Historiador

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ementa Regional com alma portuguesa Sábado - 8 Novembro

Entrada: Azeitonas de Braga Firmes, carnudas e mergulhadas em azeite, alho e orégãos, as azeitonas de Braga são um hino à simplicidade. O sabor salgado e o perfume do azeite abrem o apetite e anunciam uma refeição genuinamente portuguesa. Servidas num prato azul bebé, são um excelente aperitivo para o repasto.  Prato Principal: Ensopado de Borrego à Moda da Guarda Fumegante e robusto, o ensopado traz carne tenra e molho espesso de pão e vinho. Cada colher é conforto beirão puro — rústico, intenso e cheio de alma serrana. A carne tenra faz salivar mesmo os mais céticos.  Sobremesa: Torta de Viana Doce e delicada, a torta de Viana é puro encanto: húmida, dourada e levemente cítrica, derrete-se na boca como um sussurro de mar e açúcar. Come-se de uma só colherada.  A companhamento: Vinho do Porto Colheita 1995 Com notas de frutos secos e caramelo, o Porto de 1995 encerra o percurso com elegância e calor, ligando as três regiões num brinde à tradição. À nossa! 🍷 🍴Gastró...

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL

... da Madame Amour "Querida Madame, Escrevo-lhe em jeito de desabafo, para lhe falar de uma situação que me preocupa neste inicio de ano lectivo. No ano passado fui caloiro e fui violentado por algumas doutoras, à vez, que me convidavam para as suas casas, e após um jantar romântico, me conduziam para os deleites do seu ninho. A minha pergunta é,  como não tenho casa própria, o que me sugere quanto a esta situação para este ano? Pensei em convidar umas caloiras para tirarmos umas selfies e criarmos uns posts..."  (anónimo, 19 anos) A situação que me coloca é por demais pertinente,  uma vez que quer dar uso ao seu material...informático e não tem um local reservado para levantar a sua antena de wifi. Vou-lhe dar duas soluções,  a primeira é montar uma pequena tenda iglo em frente ao parque de estacionamento da ESTSP,  podendo durante os intervalos das aulas dar uso ...

A sério que me incomodaram para isto?!?

Já estamos em 2025... Txiiiiiii! Não sei porquê o despertador só tocou agora, ou melhor, já me vieram incomodar com estas coisas das Tunas! Parece que dia 15 de Novembro se vão juntar de novo, mas não conheço nenhum! Ou melhor andam por lá uns 3 ou 4 dos antigos que não devem ter mais nada para fazer, nem uma mulher como a minha que me dá umas lapadas se sair de casa! Agora para mandar umas bocas às miúdas, só quando elas tiram as roupas para os exames lá no hospital.  Mas já me vieram contar que a juventude tomou conta daquilo e estão a ir muito bem! Pelo menos devem ter-se livrado do cheiro a mofo de alguns! Agora não, eles são mais lavadinhos e atinados. Mas continuam a faturar menos que o A****a com 60 anos! Vá, vou meter combustível no maçarico, porque de certeza que dia 15 vai haver muito para incendiar! Tenham cuidado que eu vou estar atento! Incendiário