No século II a.c., na longiqua cidade de Gaius, na então Lusitânia, reinava o Barbaro Rymelboy, que ostracizava todos os seus súbditos e promovia o analfabetismo entre eles. Achava este tirano que o analfabetismo o ajudaria a manter o seu reinado de terror no seio da sua nobre corte, a corte TS.Joanis Petris Bessus Pernas Curtas, marquês de Bessa Leite, o meia lenda, decide, juntamente com outros nobres desta corte já letrados, Conde de Monte Cristo, Marquês de Macialva e Duque de LáPauta, aprender o alfabeto túnico, ou seja aprender a ler partituras. Assim o faz à revelia do tirano maquilhado e do seu fiel escudeiro, Manolo de Las Cañas.
Ora bem, o talento deste pequeno herói já era lendário e levantava fortes invejas no seio desta corte. Dizia-se que o nosso pequeno Marquês conseguia hipnotizar os animais e até os seres humanos com o som da sua flauta. Que o diga o falecido Pasmado, que um dia após o ouvir tão bem tocar, permaneceu 3h a olhar fixamente para uma parede nua.
Assim, quando RimelBoy e o seu aliado Manolo descobrem que o semi-lendário Marquês adquiriu capacidades literárias soltam a sua ira. Chamam então o chefe da guarda TS, o cardial Rechelião, também conhecido pelo enferrujado, por trazer na sua algibeira as chaves enferrujadas das masmorras que só abriam para entrarem prisioneiros e nunca para sair, pedindo a esta temida criatura para tomar medidas. As medidas eram simples: eliminar da Lusitânia toda e qualquer peça escrita em linguagem túnica, uma vez que não podiam prender um nobre, nem poderiam formatar o seu cérebro, certo é que este nunca mais leria nada. E assim foi, todas as partituras desapareceram do seio da corte TS.
O nosso pequeno herói não desanimou e decidiu vingar-se. Usou dos seus poderes mágicos e hipnotizou outros dos seus colegas nobres, os três elementos já referidos, e ainda o Visconde Lisa e o Duque Diz-que-Ensaias e assim os conduziu para fora da corte TS, formando com eles um reino onde todos tivessem direito a partituras, a Pautônia, deixando assim a corte TS entregue à subserviência e ostracismo do tirano Rymelboy.
Até 6ª!
"Historiador"
Comentários