Avançar para o conteúdo principal

O Flautista Mágico

No século II a.c., na longiqua cidade de Gaius, na então Lusitânia, reinava o Barbaro Rymelboy, que ostracizava todos os seus súbditos e promovia o analfabetismo entre eles. Achava este tirano que o analfabetismo o ajudaria a manter o seu reinado de terror no seio da sua nobre corte, a corte TS.
Joanis Petris Bessus Pernas Curtas, marquês de Bessa Leite, o meia lenda, decide, juntamente com outros nobres desta corte já letrados, Conde de Monte Cristo, Marquês de Macialva e Duque de LáPauta, aprender o alfabeto túnico, ou seja aprender a ler partituras. Assim o faz à revelia do tirano maquilhado e do seu fiel escudeiro, Manolo de Las Cañas.
Ora bem, o talento deste pequeno herói já era lendário e levantava fortes invejas no seio desta corte. Dizia-se que o nosso pequeno Marquês conseguia hipnotizar os animais e até os seres humanos com o som da sua flauta. Que o diga o falecido Pasmado, que um dia após o ouvir tão bem tocar, permaneceu 3h a olhar fixamente para uma parede nua.
Assim, quando RimelBoy e o seu aliado Manolo descobrem que o semi-lendário Marquês adquiriu capacidades literárias soltam a sua ira. Chamam então o chefe da guarda TS, o cardial Rechelião, também conhecido pelo enferrujado, por trazer na sua algibeira as chaves enferrujadas das masmorras que só abriam para entrarem prisioneiros e nunca para sair, pedindo a esta temida criatura para tomar medidas. As medidas eram simples: eliminar da Lusitânia toda e qualquer peça escrita em linguagem túnica, uma vez que não podiam prender um nobre, nem poderiam formatar o seu cérebro, certo é que este nunca mais leria nada. E assim foi, todas as partituras desapareceram do seio da corte TS.
O nosso pequeno herói não desanimou e decidiu vingar-se. Usou dos seus poderes mágicos e hipnotizou outros dos seus colegas nobres, os três elementos já referidos, e ainda o Visconde Lisa e o Duque Diz-que-Ensaias e assim os conduziu para fora da corte TS, formando com eles um reino onde todos tivessem direito a partituras, a Pautônia, deixando assim a corte TS entregue à subserviência e ostracismo do tirano Rymelboy.


Até 6ª!


"Historiador"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ementa Regional com alma portuguesa Sábado - 8 Novembro

Entrada: Azeitonas de Braga Firmes, carnudas e mergulhadas em azeite, alho e orégãos, as azeitonas de Braga são um hino à simplicidade. O sabor salgado e o perfume do azeite abrem o apetite e anunciam uma refeição genuinamente portuguesa. Servidas num prato azul bebé, são um excelente aperitivo para o repasto.  Prato Principal: Ensopado de Borrego à Moda da Guarda Fumegante e robusto, o ensopado traz carne tenra e molho espesso de pão e vinho. Cada colher é conforto beirão puro — rústico, intenso e cheio de alma serrana. A carne tenra faz salivar mesmo os mais céticos.  Sobremesa: Torta de Viana Doce e delicada, a torta de Viana é puro encanto: húmida, dourada e levemente cítrica, derrete-se na boca como um sussurro de mar e açúcar. Come-se de uma só colherada.  A companhamento: Vinho do Porto Colheita 1995 Com notas de frutos secos e caramelo, o Porto de 1995 encerra o percurso com elegância e calor, ligando as três regiões num brinde à tradição. À nossa! 🍷 🍴Gastró...

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL

... da Madame Amour "Querida Madame, Escrevo-lhe em jeito de desabafo, para lhe falar de uma situação que me preocupa neste inicio de ano lectivo. No ano passado fui caloiro e fui violentado por algumas doutoras, à vez, que me convidavam para as suas casas, e após um jantar romântico, me conduziam para os deleites do seu ninho. A minha pergunta é,  como não tenho casa própria, o que me sugere quanto a esta situação para este ano? Pensei em convidar umas caloiras para tirarmos umas selfies e criarmos uns posts..."  (anónimo, 19 anos) A situação que me coloca é por demais pertinente,  uma vez que quer dar uso ao seu material...informático e não tem um local reservado para levantar a sua antena de wifi. Vou-lhe dar duas soluções,  a primeira é montar uma pequena tenda iglo em frente ao parque de estacionamento da ESTSP,  podendo durante os intervalos das aulas dar uso ...

A sério que me incomodaram para isto?!?

Já estamos em 2025... Txiiiiiii! Não sei porquê o despertador só tocou agora, ou melhor, já me vieram incomodar com estas coisas das Tunas! Parece que dia 15 de Novembro se vão juntar de novo, mas não conheço nenhum! Ou melhor andam por lá uns 3 ou 4 dos antigos que não devem ter mais nada para fazer, nem uma mulher como a minha que me dá umas lapadas se sair de casa! Agora para mandar umas bocas às miúdas, só quando elas tiram as roupas para os exames lá no hospital.  Mas já me vieram contar que a juventude tomou conta daquilo e estão a ir muito bem! Pelo menos devem ter-se livrado do cheiro a mofo de alguns! Agora não, eles são mais lavadinhos e atinados. Mas continuam a faturar menos que o A****a com 60 anos! Vá, vou meter combustível no maçarico, porque de certeza que dia 15 vai haver muito para incendiar! Tenham cuidado que eu vou estar atento! Incendiário