Avançar para o conteúdo principal

O ópio do Povo


Irmãos,

Na minha homilía de hoje falarei da jornada dos apóstolos TS pelas terras do Marão.
Tal como Moisés subiu ao Monte Sinai para receber de Deus as tábuas com os 10 mandamentos, também estes apóstolos subiram ao Monte do Marão para receber da Transmontuna a amizade e hospitalidade que é tão característica destes nossos irmãos Transmontanos.
A jornada iniciou-se com um pequeno grupo de apóstolos, o Irmão Tunanão 2, o Irmão Piriquito do Lima 1, e o Irmão Migas. Subiram logo pela manhã o Monte do Marão e iam preparados para evangelizar todos os infieis, ou as infieis.
A tarde foi longa e custosa, mas no final estes bravos apóstolos tinham convertido à ideologia TS um vasto leque de moçoilas, bem como as altas autoridades da Terra de Vila Real.

Ao fim da tarde começaram então a chegar os restantes apóstolos, ávidos da fé que já se vivia por estas terras, e sequiosos por receberem um banho de multidão.
Na seia reuniram-se todos em torno da mesa, onde se notou a agitação do Irmão Carvalhal, talvez por se ver rodeado de belas e tentadoras guias ou talvez pelo ópio... "Sintam a cena!" - proclamava insistentemente "Isto é como fumar ópio!"- bradava ele aos restantes apóstolos com os olhos vidrados de fúria.

À hora marcada, no local pelo qual todos aguardavem pelos Apóstolos TS houve trovoadas e relâmpagos, uma nuvem escura apareceu no monte e ouviu-se um som muito forte de trombeta; o monte soltava fumaça e todo o povo que estava à sua frente tremeu de medo. Mais uma vez a ideologia TS convertia os mais cépticos e reforçava a paixão dos seguidores.

No fim desta jornada o Irmão Migas subiu ao proscénio, e recebeu do Santo os seguintes mandamentos:

- 2ª Melhor Tuna
- Tuno mais Tunanteador

Com estas duas Tábuas regressaram à terra natal, para um merecido descanso!

Um bem haja para todos

O Bispo




Comentários

O Saramago das Tunas disse…
"...ouviu-se um som muito forte de trombeta... - a minha análise é que este som seja o VRRRRUUUUUUUUUUUUUU do Mário do Bombo...

"...o monte soltava fumaça e todo o povo que estava à sua frente tremeu de medo..." - nesta situação estão de certeza a referir-se ao Tradutor do Mário do Bombo

"Mais uma vez a ideologia TS convertia os mais cépticos e reforçava a paixão dos seguidores." - ora bem, os mais cépticos, talvez sejam o Lacaio da Viola Grande e o PittBull, que pelos vistos não ficaram convencidos e foram embora. Os seguidores, isto cheira-me a bocas para as Tunetes! E os cromos que as levaram!
Excrivão X disse…
Xerá que eu um dia poderei levar a minha tunete para axixtir a tuna tx e quiça poder ficar com ela num quarto duplo enquanto outrox dormem em xima duma alcatifa "muito fofa" ?
Caloira ESTSP disse…
Paizinho também me levas?
Está lá o tio...e com sorte até pode ser que a mama vá lá ter, como em Vila Real!
Bjinhos...Adoro-te papa
Tunanão 2 disse…
Anda minha afilhada querida.... Não me digas que tambem queres ser conhecida como a filha do 308....
Tia Zeza disse…
Depois de ler este post, choro de revolta... Mas porque raio é que não fui eu a escrever isto??! Está muito bom mesmo. Parabéns... por serem como são.
Vadeca Grávida disse…
Eu só tenho a dizer que cinto ciúmes porque vocês e o vosso carvalhal do ópio nunca me dedicão a Bella Ciao.
A partir de agora quando eu for limpar o pó da estsp não o guardo para depois vocês snifarem.

Mensagens populares deste blogue

Ementa Regional com alma portuguesa Sábado - 8 Novembro

Entrada: Azeitonas de Braga Firmes, carnudas e mergulhadas em azeite, alho e orégãos, as azeitonas de Braga são um hino à simplicidade. O sabor salgado e o perfume do azeite abrem o apetite e anunciam uma refeição genuinamente portuguesa. Servidas num prato azul bebé, são um excelente aperitivo para o repasto.  Prato Principal: Ensopado de Borrego à Moda da Guarda Fumegante e robusto, o ensopado traz carne tenra e molho espesso de pão e vinho. Cada colher é conforto beirão puro — rústico, intenso e cheio de alma serrana. A carne tenra faz salivar mesmo os mais céticos.  Sobremesa: Torta de Viana Doce e delicada, a torta de Viana é puro encanto: húmida, dourada e levemente cítrica, derrete-se na boca como um sussurro de mar e açúcar. Come-se de uma só colherada.  A companhamento: Vinho do Porto Colheita 1995 Com notas de frutos secos e caramelo, o Porto de 1995 encerra o percurso com elegância e calor, ligando as três regiões num brinde à tradição. À nossa! 🍷 🍴Gastró...

Eu é que sou... o dono dos ovos!

Bem, foi mais um fim de semana normal, viagem de autocarro para Barcelos, copos (enquanto havia cerveja), os caloiros a esquecerem-se de coisas, os bandeirinhas mais uma vez a não deixarem cair o pau, o Adolfo a partilhar no Insta 15 vídeos dele a cantar, pisaduras e aprendizes em malas de carros, tudo normal como disse. Vamos por partes, eu confesso que até vi o saco das baquetas no autocarro, mas achei que seria mais entusiasmante não dizer nada! E foi!! A reação do chefe de naipe foi linda! Pior do que quando soube que o Boavista ia acabar! Moral da história, deixar sempre um caloiro para trás para trazer o que falta.  O espetáculo, o que posso dizer... É o costume, sofrível... Microfones sem dar (e ainda bem para alguns), estandartes sempre no ar, pandeiretas sem ganhar, e Adolfo a partilhar (os vídeos)! Lá trouxemos 3 galos para fazer um arroz de cabidela, mas atenção que o dourado é mais rijo, mas a receita deixo para o meu amigo Gastrónomo!  Ah, e encontrei um telemóvel...

A sério que me incomodaram para isto?!?

Já estamos em 2025... Txiiiiiii! Não sei porquê o despertador só tocou agora, ou melhor, já me vieram incomodar com estas coisas das Tunas! Parece que dia 15 de Novembro se vão juntar de novo, mas não conheço nenhum! Ou melhor andam por lá uns 3 ou 4 dos antigos que não devem ter mais nada para fazer, nem uma mulher como a minha que me dá umas lapadas se sair de casa! Agora para mandar umas bocas às miúdas, só quando elas tiram as roupas para os exames lá no hospital.  Mas já me vieram contar que a juventude tomou conta daquilo e estão a ir muito bem! Pelo menos devem ter-se livrado do cheiro a mofo de alguns! Agora não, eles são mais lavadinhos e atinados. Mas continuam a faturar menos que o A****a com 60 anos! Vá, vou meter combustível no maçarico, porque de certeza que dia 15 vai haver muito para incendiar! Tenham cuidado que eu vou estar atento! Incendiário