Avançar para o conteúdo principal

MTB - Resumo Portugaltunas

O "Delírio" tunante com 1200 pessoas presentes...
Foi na noite de 25 de Março que se realizou a 3ª edição do MTB (música, Tunas e Boémia) organizado pela Tuna TS - Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto desta feita dedicado ao tema: Clássicos do Cinema.
E foi um Teatro Sá da Bandeira lotado que recebeu as seguintes Tunas:

A concurso:

Afonsina
TDUP
TAFEP
TAIPAM
Magna Tuna Cartola

Extra-concurso a Tesuna e a anfitriã Tuna TS.

Durante a tarde foram algumas das Tunas participantes recebidas a bordo de um Rabelo, apreciando as vistas que o Rio Douro apresenta, seguindo-se um pequeno Porto D´Honra na Escola Superior de Tecnologias de Saúde onde algumas das Tunas participantes conviveram entre si, dando lugar ao jantar que antecipou a noite no Teatro Sá da Bandeira.

As cortinas abriram-se para a primeira tuna da noite, a Tesuna, Tuna Feminina de Tecnologias da Saúde do Porto, que se apresentava com muitos e novos elementos em palco, em fase renovação mas com muita animação. Em jeitos de estreia "Restolho" com bons arranjos vocais e com O Estandarte a puxar a plateia; seguiu-se os ritmos latinos de "Hoy" e por fim o Hino "Lá Vai Passar a Tuna" com as suas pandeiretas e estandartes a encerrarem grandiosamente a actuação.

A 1ª Tuna a concurso foi a TAFEP que se apresentou com os originais "Segredos e Memórias" e "Amo-te, Quero-te, Adoro-te!" em que se destacaram os seus pandeiretas e estandarte (respectivamente). Seguiu-se o "Instrumental" com um medley de 3 músicas reconhecidas pelo público; seguiu-se "Troca Pingas" e para finalizar "Retratos de Portugal" e "Luz do Teu Olhar". Mais uma vez, e como seu costume, a TAFEP mostrou-se em grande estilo quer em pandeiretas, quer em estandarte/bandeiras.

Em seguida, e da vizinha cidade de Matosinhos, apresentou-se a TAIPAM iniciando com o tema "Canoas do Tejo" com boa interpretação do seu solista; "Funiculi Funicola" novamente com solista e um bom acompanhamento vocal da restante Tuna; "Mente ao Meu Coração" de Paulinho da Viola, "Assim Mesmo é Que É" com pandeiretas, estandarte e bandeira a animar a plateia e para terminar, o mais que aguardado pelo público "Senhor de Matosinhos".

Seguiu-se um breve intervalo e em seguida foi a vez de entrar em cena a Magna Tuna Cartola, iniciando com "Morte do Artista" com bons jogos vocais e cénicos; seguiu-se um refresh do "Macho Português" com espectáculo dos seus pandeiretas e esdtandarte e a vertente instrumental a fazer várias referências cinematográficas.
"Serenata de Amor" com algumas demonstrações de emoções a deixar o público em delírio; o pujante "O Toiro" e finalizando "A Triste História de Um Cartola" com pandeiretas e muitas bandeiras pelo meio encerraram uma actuação que foi ovacionada de pé pelo público tripeiro.

Em seguida, e de volta às origens, entrou em palco a TDUP com o excelente tema interpretado acapella "Navegamos a Cantar", seguiu-se o original "Meu Porto Sem Par" tema com 2 solistas e com bom espectáculo de pandeiretas, seguiu-se " A Capa Negra" e os ritmos cubanos de "La Negra Tomasa" bailados pelo seu estandarte.
Encerraram com a típica "Casa Portuguesa" e "Raparigas Belas". Em destaque a sua grande capacidade de jogos vocais.

A finalizar as Tunas em competição foi dada à vez a Afonsina com uma entrada em palco bastante animada, dando início à sua actuação com “Lenda da Fonte”, em sequência o tema “Há dias em que mais vale”. Prosseguiu com o seu instrumental passando para o tema “Siga a Marinha/Chico Fininho” onde se destacaram as suas pandeiretas, finalizado com “Afonsina é o Nosso Hino”.

Já com a Tuna de Tecnologias da Saúde, a anfitriã, em palco, o Jurado deliberou o seguinte veredicto:

Melhor Pandeireta - TAFEP
Melhor Estandarte - Afonsina
Melhor Solista - TDUP
Melhor instrumental - Magna Tuna Cartola
Tuna Mais Tuna - Afonsina
Melhor Tuna - Magna Tuna Cartola

Pela negativa o constante reajustar do som que prejudicou de sobremaneira todas as Tunas, principalmente as que maior detalhe e complexidade de execução apresentaram.

Pela positiva: Sá da Bandeira com um público entusiasta e que não deixou uma cadeira vaga; as apresentações com sketchs cinematográficos foram simplesmente hilariantes, desde o Padrinho Pinto da Costa, ao José Face Oculta Star Wars.

Um agradecimento pela recepção e simpatia à Tuna TS

In Portugaltunas by Denise

Comentários

Crisriano disse…
grande festival...o meu primeiro. dizem que nunca se esquece a primeira vez.e já que falamos nisso.....

bem voltando ao festival, obrigado a todos pela oportunidade. Parabéns a nós...Tuna TS. Porque como disse um sábio um dia, "A Tuna é uma pessoa".

Cristiano; Ponte de Lima; Frodo (para o Pautas; Carlinhos (para o Bessa); aquele gostoso da tuna para o mundo feminino da ESTSP (vá se calhar é só para uma...ou então....)
Pautas disse…
Ponte d'Lima já tas a ficar panisguinas. Esta gente, não se-lhe pode dar um dedo que quer logo o braço.
Em primeiro lugar, não foi sábio nenhum que disse que a tuna era uma pessoa!!! Foi o Barças e logo no dia em que a namorada o trocou por um amigo, logo de sábio só teria o tamanho da cabeça.
Segundo, pra mim só és o Frodo porque tens umas patas feias e grandes, que parecem as talochas de um trolha chapar massa, portanto isso não se diz em publico.
Terceiro tu não te chamas Cristiano, renasceste po mundo e agora és o Ponte d'Lima, um dos fundadores dos Piriquitos TS.
Abraço
(P.S. Publiquem por favor)

Mensagens populares deste blogue

Ementa Regional com alma portuguesa Sábado - 8 Novembro

Entrada: Azeitonas de Braga Firmes, carnudas e mergulhadas em azeite, alho e orégãos, as azeitonas de Braga são um hino à simplicidade. O sabor salgado e o perfume do azeite abrem o apetite e anunciam uma refeição genuinamente portuguesa. Servidas num prato azul bebé, são um excelente aperitivo para o repasto.  Prato Principal: Ensopado de Borrego à Moda da Guarda Fumegante e robusto, o ensopado traz carne tenra e molho espesso de pão e vinho. Cada colher é conforto beirão puro — rústico, intenso e cheio de alma serrana. A carne tenra faz salivar mesmo os mais céticos.  Sobremesa: Torta de Viana Doce e delicada, a torta de Viana é puro encanto: húmida, dourada e levemente cítrica, derrete-se na boca como um sussurro de mar e açúcar. Come-se de uma só colherada.  A companhamento: Vinho do Porto Colheita 1995 Com notas de frutos secos e caramelo, o Porto de 1995 encerra o percurso com elegância e calor, ligando as três regiões num brinde à tradição. À nossa! 🍷 🍴Gastró...

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL

... da Madame Amour "Querida Madame, Escrevo-lhe em jeito de desabafo, para lhe falar de uma situação que me preocupa neste inicio de ano lectivo. No ano passado fui caloiro e fui violentado por algumas doutoras, à vez, que me convidavam para as suas casas, e após um jantar romântico, me conduziam para os deleites do seu ninho. A minha pergunta é,  como não tenho casa própria, o que me sugere quanto a esta situação para este ano? Pensei em convidar umas caloiras para tirarmos umas selfies e criarmos uns posts..."  (anónimo, 19 anos) A situação que me coloca é por demais pertinente,  uma vez que quer dar uso ao seu material...informático e não tem um local reservado para levantar a sua antena de wifi. Vou-lhe dar duas soluções,  a primeira é montar uma pequena tenda iglo em frente ao parque de estacionamento da ESTSP,  podendo durante os intervalos das aulas dar uso ...

A sério que me incomodaram para isto?!?

Já estamos em 2025... Txiiiiiii! Não sei porquê o despertador só tocou agora, ou melhor, já me vieram incomodar com estas coisas das Tunas! Parece que dia 15 de Novembro se vão juntar de novo, mas não conheço nenhum! Ou melhor andam por lá uns 3 ou 4 dos antigos que não devem ter mais nada para fazer, nem uma mulher como a minha que me dá umas lapadas se sair de casa! Agora para mandar umas bocas às miúdas, só quando elas tiram as roupas para os exames lá no hospital.  Mas já me vieram contar que a juventude tomou conta daquilo e estão a ir muito bem! Pelo menos devem ter-se livrado do cheiro a mofo de alguns! Agora não, eles são mais lavadinhos e atinados. Mas continuam a faturar menos que o A****a com 60 anos! Vá, vou meter combustível no maçarico, porque de certeza que dia 15 vai haver muito para incendiar! Tenham cuidado que eu vou estar atento! Incendiário